Entre Rios – a urbanização de São Paulo

Sinopse: Documentário com uma linguagem  atraente sobre a urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio ambiente, política. Indígenas.

Direção e realização de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini. Gênero: Documentário. Duração: 25 min. Ano: 2009.  País: Brasil Local de Produção:SP – Cor: Colorido.

Comentário –Entre Rios conta de modo rápido a história de São Paulo e como essa está totalmente ligada com seus rios. Muitas vezes no dia-a-dia agitado de quem vive São Paulo eles passam despercebidos e só se mostram quando chove e a cidade fica estagnada.  Sua relação com a questão Etnicorracial diz respeito a como a tradição indígena foi aproveitada pela lógica do projeto civilizatório europeu e depois anulada como autoria. Em vários trechos do documentário podemos fazer inferência a adoção dessa lógica e da anulação a sabedoria popular.

O vídeo foi realizado em 2009 como trabalho de conclusão no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP e além de ter muitas animações, apresenta vários entrevistados:  Alexandre Delijaicov, Antônio Cláudio Moreira Lima e Moreira, Nestor Goulart Reis Filho, Odette Seabra, Marco Antonio Sávio, Mario Thadeu Leme de Barros, José Soares da Silva.

Para assisti-lo acesse o portal  – http://vimeo.com/14770270

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: